Soluções de gestão para o setor público
A gestão de organismos públicos obedece a um conjunto de procedimentos e requisitos específicos. A natureza das instituições, a responsabilidade de gestão de dotações do Orçamento do Estado e a missão de contribuir para a prestação de serviços públicos de qualidade aos cidadãos são fatores que adensam os desafios da gestão na Administração Pública.
Além das exigências crescentes colocadas pelos órgãos de controlo, os próprios cidadãos e as empresas procuram cada vez mais qualidade, acessibilidade, eficiência e transparência nos serviços prestados pelos organismos públicos.
Alcançar os níveis de eficiência desejados, garantindo transparência e rigor, só é possível com tecnologia adequada e recursos qualificados. A PRIMAVERA Public Services (PPS) é o parceiro tecnológico para a modernização dos organismos públicos. Concilia o domínio absoluto das potencialidades da tecnologia PRIMAVERA para o setor, com o conhecimento profundo das normas de funcionamento dos vários organismos públicos, especialmente nas áreas da Saúde, Ensino, Administração Central e Administração Local.
Tecnologia e consultores especializados
A PRIMAVERA Public Services é uma unidade de negócio independente, integrada no grupo PRIMAVERA Business Software Solutions, que se dedica exclusivamente à consultoria, implementação e integração das soluções PRIMAVERA no setor Público.
Surgiu em 2016 com o propósito de agilizar a modernização da Administração Pública em Portugal e nos países africanos de expressão portuguesa, nomeadamente Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau.
Após cerca de duas décadas de trabalho diário com organismos públicos, a PPS nasce como resultado natural da elevada especialização da equipa de consultores em projetos de implementação do sistema central de gestão PRIMAVERA Public Sector em múltiplos organismos, com particular preponderância nas áreas da Educação, Saúde, Formação Profissional, Institutos Públicos, Empresas Municipais, IPSS e muitas outras entidades do setor empresarial do Estado.
Duas décadas de dedicação exclusiva ao setor
As soluções de gestão da PRIMAVERA exclusivas para a Administração Pública foram disponibilizadas logo após o aparecimento do Plano Oficial de Contas Público (POCP), em 1997.
A qualidade foi desde o início atestada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO) que certificou a solução PRIMAVERA Public Sector, aferindo a sua conformidade no cumprimento dos requisitos legais constantes da Circular Série A Nº 1369, nomeadamente as instruções sobre cabimentos, compromissos, execução do orçamento e consolidação, assim como as especificações técnicas e informáticas para a receção da informação em POCP, POC-Educação e POC-MS dos serviços e fundos autónomos que utilizem aplicações informáticas diferentes do Rigore Local.
Após a aprovação do Decreto-Lei n.º 192/2015 de 11 de setembro (SNC-AP), o ERP PRIMAVERA Public Sector foi dos primeiros a estar preparado para responder às novas normas de Contabilidade Pública (SNC-AP). Paralelamente à atualização das soluções, também a equipa da PRIMAVERA Public Services se especializou no novo normativo contabilístico e acompanhou diversas entidades na fase piloto de implementação das especificações do SNC à Administração Pública.
Hoje somos o parceiro de eleição de inúmeros organismos dos setores da Educação, Saúde, Administração Central e Local, que selecionaram os nossos serviços e as nossas soluções para assegurar uma resposta rigorosa às exigências legais e fiscais e para garantir a modernização administrativa contínua dos serviços.
Integração de sistemas e modernização administrativa
A onda de transformação digital que se vive globalmente tem eco nas expectativas que todos depositam relativamente às atividades económicas desenvolvidas pelos Organismos Públicos, particularmente em mercados onde assistimos a uma digitalização crescente dos processos de comunicação entre as entidades públicas, as empresas e os cidadãos.
Dispomos da tecnologia e dos conhecimentos necessários para digitalizar processos e modernizar os organismos públicos, independentemente do estágio de evolução tecnológica em que estes se encontrem. Uma equipa de consultores com competências certificadas em sistemas de informação, está preparada para olhar para as metas traçadas por cada organismo e a partir de aí identificar os processos que carecem de uma intervenção, selecionar a tecnologia adequada, apoiar no processo de implementação e integrar os diferentes sistemas no núcleo central de gestão constituído pelo ERP PRIMAVERA Public Sector, conduzindo cada entidade à nova era digital.
A experiência dos nossos consultores e conhecimentos tecnológicos ajudam a traçar a estratégia de modernização administrativa mais adequada a cada organismo, considerando as premissas basilares de enfoque no controlo orçamental da despesa e receita; as especificidades dos Contratos Públicos e respetivo controlo dos limites legais previstos no Código de Contratação Pública (CCP); o controlo dos compromissos pelos Fundos Disponíveis (LCPA); a prestação de informação aos vários organismos públicos; a Prestação Eletrónica de Contas para o Tribunal de Contas; o Cadastro do Inventário dos Bens do Estado (CIBE) e respetiva manutenção, para além de todas as especificidades relacionadas com a gestão do capital humano e ferramentas analíticas de apoio à decisão.